segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Primeiro dia de aula.

EDIT: soh pra responder os comentarios.
sim a aula eh em chines e eu nao entendo nada, soh nas aulas de ingles...
http://www.scvs.tpc.edu.tw/


Quando nao aparecia quase nada de novo, aconteceu um monte de coisa de uma vez soh.


sabia que ia ter muitas novidades, mas nao tudo no mesmo dia. Minha escola eh uma das mais cedos por aqui, e eu tenho que tah lah 7h, pra limpar o colegio com todo mundo.


Hj que foi o primeiro dia, o colegio tava uma porcaria! Enquanto eu ajudava a limpar ficava um monte de gente soh me olhando. Primeiro a gente limpou a escola ateh as 9h, dpois recebeu instrucao da professora ateh 12h. ela falou de regras, do que tem que fazer, quem ia ser o lider da turma e mais um monte de cargo...


Quando chegou a hora do almoco tinha algumas pessoas com marmita, e mais marmitas chegando, mas nao tinha pra mim. Aki voce tem que pedir o almoco da semana na semana anterior. Hoje a professora perguntou pra mim, e eu coloquei um 炒飯, arroz frito com ovo e presunto. Na hora de "olhar o cardapio" tinha muita gente em volta de mim. Eu perguntava o q era alguma coisa e uns 3 me traduziam ao mesmo tempo. O almoco sai em torno de 50/70 nts por semana, eu acho. Ainda vou ver se eh isso mesmo....mas eh beem barato mesmo.como nao tinha almoco pra mim, me levaram na lanchonete, e tambem tinha acabado tudo pq era o primeiro dia d aula e muita gente foi almocar lah. Eu almocei doritos com um cha engarrafado nao muito bom. Quando eu fizer um post sobre as comidas eu explico mais sobre os chas daqui.

Depois do almoco todo mundo tinha que ir pra uma formatura de iniciacao, pro colegio todo receber as boas vindas. Tava chovendo, foi minha segunda chuva em Taiwan, mas a formatura foi no ginasio. Quando tava lah no comeco me chamaram pra ir atraz do palco. Eu ia ter que me apresentar na frente do colegio inteiro! Mais de 2000 pessoas pra eu me apresentar. Me deram o microfone, ficou o maior silencio, todo mundo esperando o que eu ia falar. quando eu falei o "大家好"(ta jia hao- oi todo mundo) nem me deixaram continuar. Todo mundo vibrando, aplaudindo... soh pq eu falei em chines. Acabei esquecendo do que tinha pensado em falar, aih em ingles eu disse q nao sabia falar chines, meu nome e soh.

dpois eu desci e voltei pro lugar que tava antes, eu passava pelo povo todo mundo dando "oi"...muito mais gente olhando pra mim.
dpois a gente foi pra sala, a professora falou em chines sobre mais regras e teve um tempo pra dormir. Depois tivemos que limpar as salas de novo, parece q 2 vezes na semana a sala eh limpa 2 vezes! e finalmente aula, soh no ultimo tempo. a professora ficou lendo sobre a evolucao do computador, muito chato.

Acabou a aula e eu fui ver o meu uniforme, que tah faltando o de muita gente. Chegando lah, ningm sabia falar ingles, quando aparecia um ou outro aluno, tinha vergonha e dizia que nao sabia. Aih eu lembrei de uma mulher que tinha vendido os uniformes na sexta, ela lembrou que as coisas tavam pagas mas nao tinha resolvido. Liguei pra host mae e passei pro cara qe tava entregando na hora, aih ficou tudo claro. Eles ainda nao tinham o resto do meu uniforme.

andar pelo colegio pra ir embora ainda era meio estranho, se eu cruzava com as pessoas elas paravam de andar pra me olhar, falavam "hello" e se escondiam... acho q vai ser pelo menos a semana toda assim.

Consegui nao me perder em 10 min de caminhada ateh o ponto de onibus que serve pra mim. Quando cheguei em casa, uma surpresa: o porteiro nao me reconheceu, e soh falava em chines. pra explicar que eu morava lah foi dificil.
Consegui fazer como que ele interfonasse pra casa e ficou tudo certo.

outra coisa que me chamou a atencao hoje foi o pessoal da caminhada. Ainda nao falei sobre a casa nem a famiia, dpois eu faco um post pra isso, mas da janela do apartamento da pra ver um parque que toda manha, fim de tarde e noite, tem gente caminhando.
De manha cedo um pessoal treina kung fu e dpois um pessoal que ensaia danca.
Entao... hoje, mesmo com a chuva ainda tinha gente caminhando com guarda chuva na pista de atletismo. isso eh que eh forca de vontade!

7h eu tive aula de chinesa, e foi bem produtiva, mas tambem cansativa. eh 3 vezes na semana e acaba aas 9.
vou encerrar por aqui que amanha acordo cedo pra limpar o colegio!

7 comentários:

Douglas Barbosa disse...

A tropa não desfilou em continência ao comandante nao? haUHAuhaauha
A aula é em chinês mesmo?

Unknown disse...

aaaaah que legal *-* você é a sensação da escola, que isso AOSIDHADOISHADOS mas vocês tem que limpar o colégio? @_@ que droga, ein OIASDHAD beeijo :*

Unknown disse...

Se os meninos daqui limpassem a escola , pensariam duas vezes antes de sujar. Bota o site da tua escola.

Unknown disse...

Nao se esqueça da foto com a fardinha roxa.O pessoal ai faz muita chapinha...

Unknown disse...

Que situação embaraçosa, hem???
Mas você se saiu muito bem.
Depois de tanta canseira, ainda bem que tem um tempo pra dormir- Gostei!!!

Unknown disse...

Se a ida a taiwan não servir para mais nada... pelo menos pode virar empregado de limpeza em algum colégio de salvador!

Anônimo disse...

Putz, nem fale em se apresentar... em olhares curiosos...

Eu tb limpo a escola aqui na DK...
Mas só nas sextas!
=P

E que viagem... tempo pra dormir na escola!
rs